sábado, 9 de janeiro de 2010




OS ANOS 10

Última década do séc. XIX, primeira do séc. XX e o princípio da década de 1910> BELLE ÉPOQUE, até antes do ínicio da primeira guerra mundial, onde ainda se usava o espartilho com vestidos volumosos e longos, símbolos de beleza e sofisticação. Porém, assim que começou a guerra, as mulheres tiveram que deixar essa moda de lado, pois foram trabalhar no campo de trabalho dos homens, com roupas mais masculinas onde mantinham o mesmo ar de grandeza dos glamurosos vestidos.
As cores também mudaram nesta época, com tons escuros de preto e nas formas é que houve realmente uma mudança, com vestidos bem menos volumosos. As saias e vestidos se encurtaram até a altura das canelas e as pernas passaram a ser cobertas por meias escuras.
Entrou em cena o soutien, criado por Mary Phelps e com ele novos materiais começaram a ser trazidos para a moda, como a borracha. Essa fusão resultou no primeiro tênis, já em 1917, o qual foi chamado de ked's.
Me transporto agora aos anos 70 onde com meus familiares e amigos comemorava meus 10 anos, ainda não usava soutien, vestida num mini vestido azul e com um tênis bamba nos pés, assoprei 10 velas num bolo grande com formato retangular e coberto de merengue. Com muitos convidados, a maioria adultos, era ano pré ou político mesmo, não lembro bem, mas meu aniversário serviu como um cenário gregário do então partido de meu pai: a Arena. E eu que nem partido tinha, mas ficou na minha memória, os meus 10 anos.

Fashion Rio Inverno 2010 - Assim como o murmulho das ondas, a moda vai e vem.
Moda- Maneira, costumé ou costume.
Curiosidades dos jargões usados no mundo da moda:

"Pit" é o lugar lugar onde ficam os fotógrafos e convenhamos, um show à parte em todos os desfiles.