sábado, 17 de abril de 2010

Um pouco mais sobre o Projeto Cartão Poema

               Pensar em formar leitores em nosso país é pensar nas dificuldades,  enfrentadas pelos jovens e crianças,  que provém dos meios menos favorecidos. O diagnóstico prévio em organizações sociais mostrou, que embora muitas delas possuíssem bibliotecas ou salas de leitura, a poesia nem sempre estava acessível em forma prática de doação. Numa parceria com a Editora Razão no ano de 2005, publiquei o primeiro cartão e pela aceitação dos leitores, acabei  por desenvolver o Projeto Cartão Poema.

              Os cartões são distribuídos  gratuitamente nas redes de ensino público e privado,  aproveitados e trabalhados em sala de aula pelos professores e alunos, estimulando a criação literária dos mesmos. É encantador vê-los se aproximando da gente (nos saraus organizados por algumas escolas e/ou no dia da entrega dos cartões),  trazendo os seus rascunhos com  letras de músicas e poesias, muitas vezes rascunhados na capa do prórprio caderno.

              O projeto em si  é uma maneira de interação poética com todas as esferas sociais, propiciando a inclusão e responsabilidade social.

  Ester Polli

Projeto Cartão Poema