quinta-feira, 3 de junho de 2010

NOTÍCIAS DAQUI


A revitalização da Praça da Fonte do Forno está sendo realizada pela PMG, uma vez que o local também é considerado patrimônio histórico desde o ano de 2005. Estive passando por ali ainda neste mês e realmente o local estava sujo e mal iluminado. Durante anos seguidos a Fonte do Forno fez parte do trajeto nas minhas caminhadas, assim como a escadaria que dá acesso lá. Depois de tudo pronto e iluminado a Fundarc estará dando continuidade ao Projeto Circuito Cultural aberto para escolas públicas e privadas. Confira mais no site http://www.gravatai.rs.gov.br/

Ferreira Gullar é o segundo poeta brasileiro a receber o Prêmio Camões

]
Antes dele, em 1990, só João Cabral de Mello Neto recebeu o prêmio mais importante para a literatura de língua portuguesa. Outros nomes que já receberam o prêmio incluem José Saramago, Raquel de Queiroz, Jorge Amado, Antonio Candido, Lygia Fagundes Telles, o português António Lobo Antunes, o moçambino José Craveirinha e o angolano Luandino Vieira. Em 2009 o prêmio foi atribuído ao cabo-verdiano Armênio Vieira.

Ferreira Gullar-nome artístico de José Ribamar Ferreira (poeta maranhense) é honrado com o prêmio e vai receber 100 mil euros. O prêmio é em conjunto com Portugal e Brasil. Uma das juradas brasileiras Edla Van Steen faz referência de que "Ele tem um estilo moderno, muito ágil, é um poeta de um grande vigor, com originalidade", falando à BBC do Brasil. Para a ministra da cultura portuguesa, Gabriela Canavilhas, o prêmio vai ajudar a tornar o poeta mais conhecido em Portugal.