segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Educação - Dia dos Pais

No site de ZH Notícias confira a reportagem na íntegra de Itamar Melo onde estão inseridas no  X da Educação as Doze dicas para ser um pai educador, achei muito interessante, atualmente os pais tem pouco tempo para ficarem com os filhos e acabam negligenciando, muitas vezes transferindo para a escola e outros, mas como diz o ditado,  a "educação vem de berço".  Percebe-se na convivência com os pequeninos , a visibilidade de pais presentes e de pais ausentes.

"1- Dê o exemplo
Se você quer que seu filho seja gentil, responsável e carinhoso, dê o exemplo.

2- Não negocie o inegociável
As crianças tendem a pedir tudo o que veem. Mesmo que você tenha poder aquisitivo, aprenda a dizer não e a limitar os mimos. Isso dará a seu filho a noção de que as coisas não caem do céu e de que tudo vem com esforço.

3- Critique os atos, não a criança
Se a criança tem uma atitude condenável, diga que você não gostou do que ela fez. Mas não denigra seu filho.

4- Seja firme e coerente
Deixe as regras bem claras. Nada pode ficar subentendido.

 5- Limite o tempo de TV e de internet
Uma a duas horas de TV  por dia estão dentro do razoável. A criança precisa de outros tipos de estímulos e de contato com a natureza.

6- Estabeleça horários
Acordar, comer, dormir - tudo tem de ter horário. A rotina ajuda a criança, principalmente a de menos idade,  a organizar seu pensamento e a educa para seguir regras.

7- Não tenha medo de castigar
É preciso saber que em muitos casos se deve frustrar o desejo da criança - mas com carinho e respeito. Lembre-se que a criança lê a falha do pai em dar limites como falta de afeto.

8- Elogie o bom comportamento
Quando a criança fizer algo de bom, não poupe adjetivos. Elogie efusivamente e mostre sua satisfação. As crianças aprendem a repetir os comportamentos que são valorizados pelos pais.

9- Aproveite o tempo juntos
Os pais se ressentem de longas jornadas de trabalho, que impedem um contato prolongado com seus filhos. Mas esteja atento ao fato de que passar o dia inteiro com a criança, não é melhor do que passar pouco tempo, mas de forma correta.

10- Seja presente na escola
Procure levar e buscar seu filho na escola, pelo menos algumas vezes por semana, converse com os professores e compareça às reuniões.

11- Dê tarefas domésticas
A partir do momento em que seu filho aprende a caminhar, pode começar a assumir algumas pequenas tarefas, como guardar os brinquedos. Com o tempo, pode ir colaborando de outras formas, como arrumar a mesa das refeições ou ajudar com a louça. Além de educar, essa participação nos afazeres domésticos deixam a criança feliz, porque ela se sente participante.

12- Favoreça a formação cultural
Desde cedo, leve a criança a teatros, cinemas, livrarias, museus e galerias de arte. Isso vai fazê-la refletir e vai deixá-la familiarizada com a riqueza do mundo das artes."