sábado, 27 de fevereiro de 2010

Terremoto no Chile, mais um alerta?

Acordei com uma manhã tão calma, um friozinho gelado, uma calmaria estranha que não sabia de onde vinha, no jardim a natureza exalava seu frescor, de repente lembrei do comentário de uma amiga sobre Neruda, das suas poesias e me deu uma vontade de escrever sobre o poeta.  Postei abaixo referências sobre ele e enquanto escrevia me vinha a mente lembranças de um colega também chileno e que no trabalho divertia muito a gente com os seus deboches sobre Pinochet, um dos motivos dele ter vindo com a família para o Brasil. Saudades de um Chile que ainda nem conheço, sensações misturadas com vibrações vá entender sabe-se lá de onde, mas confirmadas e sentidas mais fortes ao ligar o PC e me deparar com o terremoto no Chile.

 Pois é, um dos mais fortes terremotos e de maior magnitude atingiu o Chile hoje de madrugada. As Cias aéreas não sabem o que fazer, houve vários desabamentos e muitos mortos. A região central do Chile está parcialmente isolada. A onda de choque do terremoto foi sentida aqui no Brasil. Pessoas relatam o tremor em São Paulo e uma sensação de leve tontura e mal estar foi sentida por boa parte da população.  Não se tem notícias oficialmente ainda, aqui no Brasil,  entre as vítimas de brasileiros mortos e feridos no Chile. Vivem no Chile doze mil brasileiros, um avião da Fab levou diplomata e autoridade brasileira para organizar a situação dos brasileiros que estão lá, inclusive os turistas e não somente quem está morando no país atingido. Em maio de 1960 houve também uma tragédia assim com os chilenos. Povo sofrido por ditaduras e agora a natureza. O terremoto do Chile acabou por disparar um alerta de Tsunamy em cinquenta paíse banhados pelo oceano pacífico. As pessoas estocaram alimentos e se preparam para viajar. O presidente dos Estados Unidos comentou que "não podemos conter a natureza, mas devemos estar preparados para os desastres" ao afirmar a acolhida às pessoas atingidas. Sobre o tsunami se tem notícias de que a onda viaja a uma velocidade de 970Km p/h e chegou ao Havaí, mas por enquanto não com a intensidade que era esperada, ainda bem.  No Japão foram construídos muros com altura de 4m depois que foram atingidos por tragédias assim para conter ondas gigantes e agora estão sob alerta também.
Ester Polli
Pablo Neruda

Ao poeta que cantou o mar, o vento, a terra, a chuva, as estações, o amor despedaçado , as estrelas e o infinito, as águas e os pássaros, a fruta e a flor. Assim como cantou a alegria de viver e também a noite definitiva. Seu exílio voluntário na Europa, devido a sua militância política, fez brotar nele a poesia social. A poesia de Pablo Neruda vem das forças da terra.

Dizia-se um homem tranquilo, inimigo das leis, do governo e das instituições estabelecidas. Elegeu a natureza como companheira desde a infância, sua verdadeira paixão.

" A natureza me dava uma espécie de embriaguez. Eu teria uns dez anos, mas já era poeta.  Não escrevia versos, mas me atraíam os pássaros, os escaravelhos, os ovos de perdiz. (...) Flores deslumbrantes, folhagens sombrias, misterioso silêncio, sons celestiais, mas também a vida dos homens além dos montes, além dos fetos, além das chuvas."

Com os animais despertou-lhe interesse especial pelo gato, comparando os gatos  a criaturas que já nasceram completas. Deixou como homenagem ao felino a "Oda al Gato"

Do lirismo amoroso nascido junto ao mar registrou:

"Amo o amor que se reparte em beijos, leito e pão.
Amor que pode ser eterno e pode ser fugaz.
Amor que quer se libertar para tornar a amar."

O poeta chileno Pablo Neruda nasceu em 12 de julho de 1904 e faleceu em 1973 depois de dois anos de receber o Prêmio Nobel de Literatura, mas a sua poesia pulsará eternamente.

Ester Polli
Os jurados que ajudaram na escolha da melhor fantasia. Foto gentilmente cedida pelo fotógrafo Hamilton Fialho.
O Paladino também promoveu um divertido e animado Carnaval Infantil onde os pais levaram os seus filhos. Os baixinhos aproveitaram e  fizeram aquela festa. Teve escolha da melhor fantasia, que ficou com a linda e graciosa menina Isabella. Seus pais  e a avó curtiram muito junto com ela o resultado do concurso. A criançada se divertiu ao som das marchinhas carnavalescas e de vez em quando vinha o pedido de funk pelas crianças, incrível como eles gostam.Voltavam as marchinhas e eles continuavam pulando e cantando misturados às fantasias de colombinas, bailarinas, soldados, tigres, dançarina flamenca, cinderela, jogadores de fultebol do cerâmica e tantas outras. Ester Polli
Rainha do Carnaval do Paladino

Mariana Godoy foi a escolhida como Rainha do Carnaval  no Baile de Pré-Carnaval no Paladino na noite de terça-feira de nove de fevereiro deste ano. Nesta imagem as finalistas estão mostrando o samba no pé junto com a Corte Municipal do Carnaval Municipal de Gravataí. Mariana é a que está de amarelo.