domingo, 31 de janeiro de 2010

BORGES

Borges e a autora tereza azambuya

BORGES NETO, O CLUBE E O ROMANCE DE GRAVATAÍ

Um dos mentores e movedores do Clube Literário de Gravataí é o Borges. Na época em que estive Sarau do Museu, era só dar o tema e ele fomentava os literários em torno do evento. Sempre disposto e diplomático, Borges Neto continua cada vez mais, contribuindo com o seu melhor na arte literária de nossa cidade, cidades vizinhas e capital.

Na primeira vez em que fui ao Clube Literário nos fundos da casa do Sr. Edílio Fonseca, fiquei emocionada. Depois de atravessar um frondoso jardim, chegava-se ao Clube e lá sorridentes estavam a Izabel, a Regina,O Sr. Edílio, o Círio, o João Batista, a Isab, o Julinho e o Borges com a sua Denise. Me perdoem se esqueço alguém, mas essas pessoas mencionadas, são referências da continuação deste clubinho, posso chamá-lo assim carinhosamente. No palco do clube desfilavam poesias, crônicas, causos, músicas e músicos como o Sr. Pedrão e o Francisco. Nas mesas, os convidados aperitivavam o gostoso pastel da Regina e no barzinho, feito um bolicho, o Sr. Edílio comandava a copa. E assim, eles faziam um Sarau com sabor caseiro, pena que hoje O Sr. Edílio virou uma estrela no firmamento, a sede do Clube ficou de herança aos herdeiros, afinal ali era a casa dele.

Mas não pensem que os literários pararam, que nada, foram acolhidos na comunidade e atualmente pela Fundarc, que oferece o Espaço Cultural no Quiosque da praça Leonel Brizola no centro do município. O Romance de Gravataí é um dos seus últimos livros lançados na 23ª Feira do Livro de 2009 onde o autor Borges Neto, dividiu-se com outros autores, também membros do Clube Literário, no atendimento do estande. Em meio a uma cuia e outra de chimarrão, os leitores iam conhecendo as obras e lançamentos dos autores daqui, através da ilustre figura do Borges.

Ester Polli

Nenhum comentário:

Postar um comentário