quinta-feira, 7 de janeiro de 2010


Quando montamos um cavalo formamos um ser único e ter ele como amigo tem grandes vantagens.
Cavalo gosta de negociar, na manada vivem sempre negociando. Por exemplo, os protos desmamados negociam com a égua madrinha a permanência na manada em troca de bom comportamento e se quebrarem o trato logo são expulsos e se tornam vulneráveis, sem a proteção da manada, o que é mortal para um cavalo. E é isto que se ensina para as crianças, a negociar com os cavalos e a respeitar esta negociação criando assim laços afetivos. As crianças no seu jeitinho meio fantasia, meio realidade, vêem o cavalo como grandes companheiros e se preocupam como cuidar bem deles e logo sentem a resposta de amizade dos equinos. Assim aprendem logo o valor desta amizade e se tornam responsáveis por ela, cativam e são cativados levando esta lição para toda a vida. Percebi observando filhos de amigas com os seus cavalinhos, enquanto estive na hípica da Estância Província de São Pedro.
Então, na Semana Farroupilha de Gravataí, tentei satisfazer a fascinação das crianças pelos cavalos com um breve passeio de amostra. Foi muito legal ver a alegria e satisfação deles, como diz um amigo: criança que não gosta de cavalos e cachorros não pode ser normal. Muitas crianças mesmo estando ligadas definitivamente a tecnologia e a urbanidade, sentem vontade de estarem na natureza, no meio do mato. Elas gostam de aventuras e desafios, quem a não ser o cavalo pode levar, com desafio e aventura, a este meio natural?
Que as autoridades e os orgãos competentes lancem seu olhar, para que possamos ter mais cavaleiros de nível olímpico no Brasil. É um esporte caro e não existe patrocínio e muito pouco incentivo. Neste esporte as crianças aprendem a ser competitivas com critérios e a terem respeito pelos adversários, aprendem disciplina e a respeitarem as regras e concluindo, aprendem o valor da amizade pelo cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário